CEDOC/FUNARTE - AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT |
Como um livro/tese universitária, Teatro dos 4 – A Cerimônia do Adeus do Teatro Moderno, do
jornalista, professor, critico teatral e de cinema Daniel Schenker, é um modelo
de equalizado teor investigativo e elaborada escritura, de fácil acessibilidade
a todos os tipos de leitores.
Longe do padrão hermético de considerável parte de obras
similares, com finalidades de ensaio acadêmico para graduações de mestrado e doutorado,
aqui prevalece uma linguagem de funcionalidade direta, capaz de criar a envolvência lúdica de uma quase narrativa literária.
De diversificada destinação, desde quem labuta no meio
teatral, da representação nos palcos à didática nas salas de aula, como também aos
que se dedicam ao oficio critico e aos estudos do tema como manifestação artística
ou lazer sócio/cultural.
Com exposição de acentuada clareza, resultado certamente de
anos de profissionalismo jornalístico de seu autor, mas sem nunca cair no
superficialismo de mera reportagem histórica e registro cronológico de um momento
básico do teatro carioca.
Situando uma fase de rica pulsão criativa que vai da fundação
do espaço – nominado Teatro dos 4 pelo acionamento
produtor e diretorial de seus mentores (Sérgio Britto, Paulo Mamede e Mimina
Roveda) – entre os anos 1978 a 1993, num
processo de ascensão e queda.
Com uma teorização transmutada na praticidade pela valoração
do encenador, sabendo preservar a força original de um repertório de clássicos
da dramaturgia universal de todas as épocas mas com uma visão armada na contemporaneidade.
Da tradição à modernidade, indo de Shakespeare e Tchekhov a Pirandello e Beckett, de Eduardo
de Filippo a Fassbinder, com
algumas incursões pela criação brasileira, priorizada na peça de Mauro Rasi que serve de mote titular e
simbológico à publicação.
Com o sustento de um elenco de craques - Fernanda Montenegro,
Nathalia Timberg, Renata Sorrah, Yara Amaral, Italo Rossi, Ney Lartorraca, Jose
Wilker, Sergio Britto. E na viabilização de montagens antológicas - “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, “Sábado, Domingo e Segunda”, “Quatro
Vezes Beckett, “A Cerimônia do Adeus”.
Conectando todo este dimensionamento de uma época rara e qualitativa da cena carioca com um denso contexto universal, das tendências e estilos dramatúrgicos, direção e performance, aos elementos
tecno/cenográficos.
Identificando-os na própria progressividade teatral do século
XX em moldes nacionais, através de grupos precursores como o TBC, Arena, Oficina,
no élan transformador das novas experiências
e perspectivas abertas pela geração mor do Teatro
dos 4.
Numa obra bibliográfica cujo alcance vai além da análise e da reconstituição
historicista de uma emblemática passagem conceitual do espetáculo brasileiro. Afirmando-se,
enfim, pela valiosa autenticidade
documentária e pelo antenado olhar autoral, como significativa contribuição para
o inventário arqueológico do saber teatral.
Wagner Corrêa de Araújo
Wagner Corrêa de Araújo
“TEATRO DOS QUATRO – A
CERIMÔNIA DO ADEUS DO TEATRO MODERNO”, livro de DANIEL SCHENKER. Editôra 7
Letras. 416 páginas, R$ 65 .
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