QUEIME ISSO: ANTES QUE ANOITEÇA
Uma nova onda comportamental afetou , com amargor, os anos 80 após o espanto provocado via síndrome da Aids.
E se nunca se experimentara tanta liberdade , um corte laminar se estabeleceria simultaneamente , acrescido de um retorno avassalador do preconceito homofóbico.
Queime Isso ,original de 1987, , do dramaturgo inventor do off / off Broadway - Lanford Wilson, reflete sobre as ligações afetivo/sociais de um grupo de amigos sob o impacto da morte de um casal gay num acidente de barco, partilhando um deles -Robbie - um loft com a coreógrafa Anna ( Karine Carvalho) e o publicitário Larry ( Alcemar Vieira).
Num espaço cenográfico elementar (Miguel Pinto Guimarães),uma minimalista sala de estar , aparece também o namorado de Anna, o roteirista e pretenso intelectual Burton ( Celso André), dos três o menos atingido pela recente notícia fúnebre. E que, paralelo à sua postura comedida, revela seu ironizado alheamento por trás da conduta egocêntrica , de exacerbado pragmatismo.
Enquanto Anna e Larry, no questionamento doloroso e árido das confusas perspectivas com o súbito findar-se do amigo, dialogam sobre os possíveis desdobramentos emocionais e profissionais da emergente tragicidade ( Robbie era também parceiro no universo da dança) .
Mas o elemento propulsor da trama é a inesperada chegada de Pale ( Tatsu Carvalho),uma espécie de Stanley Kovalsky da geração yuppie ,aqui escondendo sua anti-aceitação do irmão gay(Robbie).
No ímpeto da revolta e na rudeza de suas atitudes e a intenção de posse física, quase um estupro, de Anna, num ato agressor de afirmação de sua heterossexualidade.
No ímpeto da revolta e na rudeza de suas atitudes e a intenção de posse física, quase um estupro, de Anna, num ato agressor de afirmação de sua heterossexualidade.
A simbologia do período noturno, onde transcorrem todas as ações, se estende também à caracterização de trajetórias estigmatizadas pelos conflitos de identificação da sexualidade.
A androgenia assumida do comparsa residencial , Larry, a insatisfação afetiva de Anna diante de um namorado distanciado (Burton) e a transgressividade agressora de Pale.
A androgenia assumida do comparsa residencial , Larry, a insatisfação afetiva de Anna diante de um namorado distanciado (Burton) e a transgressividade agressora de Pale.
Onde uma vazada iluminação( Felipe Lourenço) marca os discretos figurinos( Alessandra Padilha), sob positivas incidências musicais não rigidamente enunciadoras de época ( Mauro Bernan).
Este universo em decomposição é retratado ,com a precisão minuciosa de um flagrante fotográfico , pelo exponencial comando cênico de Victor Garcia Peralta , ainda que não rompa a nuance narrativa sequencial de previsibilidade novelesca.
Mesmo assim fissurada , por incisivas performances do elenco guiadas pela definição mais favorável de personagens, como os de Tatsu Carvalho e Alcemar Vieira, de flagrante contraste conceitual e da constância em cena de Karine Carvalho.
WAGNER CORRÊA DE ARAÚJO
Na ansiada expectativa dos clarões do próximo amanhecer, estes seres em combustão cotidiana,direcionam -se enfim, E antes que anoiteça outra vez, queimam as lembranças e cauterizam as feridas memoriais da solidão, dos desencontros e das iniquidades da condição humana.
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