CANÇÕES QUE EU GUARDEI PRA VOCÊ : DESPRETENSIOSO TEATRO MUSICAL SOB UM SUTIL SOTAQUE DE INVENÇÃO




Canções Que Eu Guardei Pra Você. Zé Henrique de Paula / Direção Concepcional. Janeiro/2025. Alê Catan / Fotos.

 

Com um subliminar referencial temático e titular à romântica canção da dupla Erasmo/Roberto Carlos (As Canções Que Você Fez Pra Mim) o pequeno musical Canções Que Eu Guardei Pra Você promove, mais uma vez, um dos felizes encontros das direções teatral e musical, respectivamente de Zé Henrique de Paula e Fernanda Maia.

E, agora, por intermédio do ideário, junto a Marcos Griesi, de Felipe Heráclito Lima a partir de uma experiência pessoal no desafio de súbito término de um relacionamento amoroso. Aqui personificado nas surpreendentes mutações afetivas entre três casais,  representados por um cast de atores/cantores, integrado por Bruna Guerin, Felipe Hintze, George Sauma, Guilherme Magon, Karen Junqueira e Marília Lopes.

E que no clima divertido de um dos jantares diferenciais que Miguel (George Sauma), ao lado de sua parceira Malu (Bruna Guerin), gosta de oferecer para ampliar a simpatia entre estes e o outro par Renata (Karen Junqueira) e Tulio (Felipe Hintze). Mas, desta vez, incluindo também Bárbara (Marília Lopes) e Pietro (Guilherme Magon), este último um irredutível solteirão depois de muitas aventuras no passado adolescente, justificando-se, apesar de tudo, como namorado da amiga que veio com ele. 


Canções Que Eu Guardei Pra Você. Fernanda Maia/ Direção Musical. Janeiro/2025. Alê Catan/Fotos.


Fica assim estabelecida certa coerência com os outros dois casais, numa imaginária situação similar da possível estabilidade emocional das duas duplas. Mas entre drinques, conversas e comilanças, o clima psico/ambiental vai mudando, sob novos questionamentos personagens/atores, palco/plateia, numa quebra da narrativa sequencial pelo desmoronar da fidelidade conjugal como princípio.

Onde a temática, sem se ater rigorosamente ao dimensionamento sobre diversas ou identitárias sexualidades, se enquadra bem à proposta dramatúrgica de livres atrações e mudanças afetivas, tanto de um lado como de outro, correspondidas no espontâneo gestualismo e na unicidade de performances vocais de um convicto elenco.

Intermediado pela envolvência de canções que ora apresentam em solos, duos e formações grupais, dando vazão aos sempre excepcionais arranjos de Fernanda Maia, a partir da priorização do conhecido repertório de cantoras assumidamente LGBTAQIAPN+ (Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Cassia Eller, Maria Gadu, Marina Lima, Sandra de Sá)

Num expressionismo interpretativo de caráter intimista,  acompanhado por um mais que acertado quinteto de afinados instrumentistas (Bia D’Ávila, Giullia Assman, Mayara Alencar, Rodolfo Schwenger e Samuel Passos) dirigido potencialmente por Fernanda Maia.

E onde a minimalista concepção cenográfica (César Costa e Zé Henrique) é preenchida por tonalidades pictóricas meio naïfs no assumido exagero aquarelista tanto do painel frontal, entre o naturalismo e a fantasia de um espaço residencial, completando-se nos figurinos dia-a-dia (Mariana Sued),  sob  luzes mais vazadas que focais  (Fran Barros / Túlio Pezzoni)

Ainda que o roteiro dramatúrgico (Bernardo Marinho e Valentina Castello Branco) seja supervisionado pelo profissionalismo de Rafael Gomes, mesmo assim, em sua integridade textual, não consegue escapar de uma certa previsibilidade e de lugares comuns na abordagem das relações amorosas, num contraste com o teor poético de versos antológicos das canções vocalizadas pelos atores.

O assumido distanciar-se da habitual configuração do grande musical fazendo, aqui, o conceitual estético se apoiar numa narrativa cotidiana confessional no entorno do vai e vem das relações afetivas na convivência doméstica e social, inspira bem a propósito a pulsão deste jogo teatral.

Que ao ser imprimido pelo artesanal comando concepcional de Zé Henrique de Paula acaba, afinal,  por tornar a despretensão da comédia romântica-musical Canções Que Eu Guardei Pra Você” - uma lúdica surpresa teatral, valendo ser conferida como um promissor despontar da  temporada 2025.  


                                                    Wagner Corrêa de Araújo


                             
Canções Que Eu Guardei Pra Você está em cartaz no Teatro Clara Nunes/Shopping da Gávea, de sexta a segunda-feira, às 20hs, até 25 de fevereiro.


Nenhum comentário:

Recente

ABSOLVIÇÃO : TEATRO VERDADE SOB A ANGUSTIANTE E PERTURBADORA SOMBRA DE UM ANJO VINGADOR

Absolvição. Owen O'Neil / Dramaturgia. Daniel Herz/Direção Concepcional. Andriu Freitas/Performance. Março/2025. Victor Hugo Cecatto/Fot...