SILÊNCIO!: ECOS AMARGOS DE UM SEGREDO

FOTO BY RENATO MANGOLIN


Quando diversas gerações de uma família judaica se reúnem por qualquer motivo comemorativo, os pilares que sustentam o encontro são a religião e os costumes.

E se o mote é celebrar uma tradição como o Shabat ( o descanso do sábado ) aproveitando-se ainda para festejar o cinquentenário da mãe e o noivado da neta , em nome das segundas e terceira descendência, certamente vem a tona sentimentos de afeto ou conflito por desabafos.

Quem não tem matriarcas ou patriarcas que se julgam líderes do que julgam o mais admirável dos governos? Quem não tem pais ou irmãos pelos quais nutrem laços de ternura ou ódios tirânicos?

No mais visceral dos personagens da peça Silêncio!, a matriarca( Suzana Faini) que se julga dona exclusiva da verdade, com seus quase infinitos solilóquios verbais, impressiona pela exuberante interpretação, centralizando as atenções da plateia.

Mas são também sensíveis o silencio do patriarca David (Jitman Vibranovsky) preparando sua demolidora revelação sobre as espúrias origens familiares.

Destaque ainda para as bens construídas presenças cênicas da investigativa estudante(Karen Coelho) e da mediadora noiva(Gabriela Estevão), com desempenho mais sóbrio da mãe (Verônica Reis) e menor alcance na caracterização dos personagens do pai e do noivo( Alexandre Mofatti/ Vicente Coelho).

A cenografia (Nello Marrese), com uma sala de jantar num espaço de arena, é interessante por induzir o envolvimento mais intimista do público, embora incomode, quebrando o ritual familiar, a utilização de banquetas ao lado de cadeiras mais solenes.

Em Silêncio!, com privilegiada direção da autora ,ao lado de Priscila Vidca, percebe-se nitidamente uma sólida enunciação de personagens num tema, a principio sujeito à total previsibilidade , ataques e defesas num jantar familiar.

Nesta sua segunda revelação textual, após a feliz surpresa de sua peça Os Sapos, Renata Mizrahi mostra, mais uma vez, sua qualidade como uma das carismáticas representantes da nova dramaturgia brasileira .


( SILÊNCIO! está em cartaz no Teatro da UFF, Niterói, sextas e sábados, às 21h; domingo, 20h. Até o dia 29/Novembro )

Nenhum comentário:

Recente

RAUL SEIXAS – O MUSICAL : SOB UMA DRAMATÚRGICA "METAMORFOSE AMBULANTE" DE UM ÍCONE DO ROCK BRASILEIRO

  Raul Seixas-O Musical. Direção/Dramaturgia/Leonardo da Selva. Com Bruce Gomlevsky. Abril/2024.Fotos/Dalton Valério. Quase duas décadas a...