FOTOS/RICARDO BRAJTERMAN |
Sua simbologia alcança, assim , uma composição dramática cerimonial de
estrutura alegórica, entre o sacro e o profano . Para celebrar o mundo, a
natureza, os sentimentos humanos, além de todos os dogmas e rituais religiosos,
numa transcendente espiritualidade
universal.
E é este o grande lance de dados da concepção dramatúrgica
de Eduardo Wotzik em Estudo Para Missa Para Clarice
– Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus. Ao desnudar a profundeza filosófica e a subjetividade psicológica dos conceitos abstratos da obra de Clarice Lispector, através de
uma extasiante liturgia cênica.
“Será que Deus sabe que existe? “. Esta metafórica imagem é
um enunciado dos segredos que marcam Clarice e seu Deus. E já no
prólogo do missal, a trajetória da santificação é induzida pela mensagem
amorosa da Macabéa , a
protagonista/mártir de A Hora da
Estrela:
“Na pobreza do corpo e
do espírito eu toco na santidade, eu que quero sentir o sopro do meu além”.
O celebrante Eduardo Wotzik numa expressiva entrega sacrificial,com sua "batina” atemporal de pregador,
conduz o ritual “católico”. Instaurando, como um arauto , de Elêusis ou de
Cristo, a cerimonia dos mistérios e milagres de Clarice.
Neste seu desempenho de ator/diretor/mensageiro do divino , manifestado na contemplação da palavra interior , ele conclama a participação da plateia de fiéis nas preces da bem aventurada Lispector –“Eu só rezo porque palavras me sustentam. Eu só rezo porque a palavra me maravilha”.
As atrizes Cristina Rudolph e Natally do Ó , como acólitos do diácono
protagonista, em suas breves intervenções, estabelecem um imanente clima dialético com os espectadores/devotos
das benditas espiritualidades da escritora.
O intensivo impulso criativo da direção de arte( Analu
Prestes) acentua cada instante cenográfico desta envolvente epifania da palavra literária e do
gesto teatral sacralizados.
Onde o desenho das luzes (Fernanda e Tiago Mantovani) alcança um maneirismo
barroquizante, entre brumas e sombras de refletores e velas.
E os acordes melancólicos da elegíaca Sinfonia n. 3 , de
Gorécki, com seus cantos de dor, conduzem ao clima místico idealizado.
Capaz, enfim, de estabelecer um ritual coletivo palco/plateia
(sacro>espiritual>profano>físico) de comunhão estética e louvação, entre as parábolas e prédicas de
Clarice:
“Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e
cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença... Faça com que eu seja a Tua
amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase... Receba em teus braços o meu
pecado de pensar”.
WAGNER CORRÊA DE ARAÚJO
ESTUDO PARA MISSA PARA CLARICE está em cartaz no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil, quinta a domingo, às 19h30m. 80 minutos. Até 28 de fevereiro.
NOVA TEMPORADA: Teatro Gláucio Gil, Copacabana, sexta a segunda, às 20h. Até 2 de maio.
WAGNER CORRÊA DE ARAÚJO
NOVA TEMPORADA: Teatro Gláucio Gil, Copacabana, sexta a segunda, às 20h. Até 2 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário