Ludwig II, o rei da Baviera, que ascendeu ao trono aos dezoito anos e foi desposto após uma conspiração política, sob o pretexto de alienação mental, teve uma controvertida trajetória existencial e tanto sua morte, como sua vida(1845/1886), continuam um enigma até hoje.
Apaixonado pela literatura e pelas artes , teve entre seus ídolos Schiller e Richard Wagner, a quem possibilitou a construção do teatro de Bayreuth(1872), exclusivamente dedicado à representação de suas óperas.Ao mesmo tempo, esbanjou fortunas oficiais na arquitetura de castelos de contos de fadas, que até hoje são atração turística na Alemanha.
Para atender aos compromissos de herdeiro real manteve um relacionamento formal com a duquesa Sophie - Charlotte, irmã de Elizabeth, a imperatriz Sissi da Áustria. Mas às vésperas das núpcias afastou-se dela , atormentado por seus relacionamentos homossexuais com jovens plebeus, como seu chefe de cavalaria Richard Hornig, a quem beneficiou com cargos e vantagens financeiras.
Para atender aos compromissos de herdeiro real manteve um relacionamento formal com a duquesa Sophie - Charlotte, irmã de Elizabeth, a imperatriz Sissi da Áustria. Mas às vésperas das núpcias afastou-se dela , atormentado por seus relacionamentos homossexuais com jovens plebeus, como seu chefe de cavalaria Richard Hornig, a quem beneficiou com cargos e vantagens financeiras.
Escandalizou ,assim, com suas atitudes não só os parentes nobres como as classes governantes de seu país, estes últimos inclusive por sua rejeição à política e às guerras nacionalistas,na priorização de seus ideais artísticos e suas proibidas aventuras amorosas.
Influenciado pelos heróis românticos wagnerianos, escreveu poemas e textos literários e, no cotidiano, se auto denominava de Rei Cisne , construindo um barco em forma de concha , navegando pelo lago Starnberg, onde ocorreu, na dúvida entre suicídio ou assassinato, seu misterioso fim .
A Arteseanal Cia de Teatro, especializada em teatro infanto/juventil, faz com Ludwig/2 -Eu Desejo Permanecer um Enigma , sua primeira experiencia adulta tragicômica, com dramaturgia de Gustavo Bicalho, que assume a co -direção ao lado de Henrique Gonçalves/Daniel Belquer.
Resultado de uma residência em Munique, a proposta, com seu enfoque cênico atemporal( Linda Sollacher/Karlla de Luca) tem seu livre referencial na surpresa dos figurinos(Henrique Gonçalves/Fernanda Sabino) e do inusitado score musical( Daniel Belquer/Caeso) de duas épocas .
O ator germânico convidado Andreas Mayer ( Richard Hornig) destaca-se , por sua especial segurança, nos confrontos com o protagonista Manoel Madeira (Ludwig), que tem seu melhores momentos nos solilóquios expositivos de seus conflitos interiores de amargura e indecisão. A participação de Suzana Castelo ( Sophie -Charlotte) é mais recatada mas, mesmo assim, alcança a sintonia necessária com os outros personagens.
A dupla linguagem( alemão/português) estabelece um diferencial na proposta, sem prejuízo da interatividade do elenco masculino e do alcance do entendimento público. Também as referencias musicais de temas originais, como os de Tristão e Isolda, não conflitua com sua transcrição atualizadora e com as incidências do pop/eletrônico.
Tendo inspirado o cinema , desde o período silencioso , com versões de Otto Kreisler(1922),Jürgen Syberberg (1972), Luchino Visconti( 1973) e Peter Sehr / Marie Nöelle ( 2012),esta presente transposição dramatúrgica do tema biográfico tem uma inventiva estética no mix cronológico de períodos e de posturas sociais ( como a moderna cena gay ) .
E é esta simbiose que singulariza a sua envolvência com o nosso tempo, transcendendo ,de um epitáfio real, as verdades individualistas e as vaidades enigmáticas de um homem histórico enquanto personagem contemporâneo.
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