Músicas Que Fiz Em Seu Nome. Laila Garin / Tauã Delmiro / Dramaturgia. Gustavo Barchilon / Direção. Laila Garin / Performance. Março/2025. Van Brígido Fotografia. |
“Na tentativa de não
sofrer, terminamos optando por não sentir. Plastificamos nossa pele. Embalsamamos
nossos afetos”. É a
partir de uma das inspiradas reflexões poéticas e filosóficas de Viviane Mosé que
Laila Garin, em dúplice imaginário com Tauã Delmiro, estruturou a narrativa dramatúrgica
de seu diferencial monólogo cênico musical Músicas
Que Fiz em Seu Nome.
Dando, assim, partida a um envolvente jogo teatral conduzido
com a habitual artesania de um dos experts da nova geração do musical
brasileiro – Gustavo Fiszman Barchilon. Onde a força qualitativa de tão
acertadas parcerias acaba imprimindo à proposta perspectivas de uma maior trajetória, muito além desta sua instantânea
temporada inicial.
Tendo ao seu lado uma equipe tecno/artística que confere a
maior visibilidade artística a um despretensioso espetáculo que, apesar de ser dimensionado como um show cênico por seus idealizadores, pode ser classificado
muito mais próximo de um teatro musical, mesmo sob sua formatação de monólogo.
Afinal, contar com a performance de uma protagonista solo como Laila Garin tão irradiante, seja por por seu presencial cênico seja por sua singularidade vocal, é fator incontestável para que esta atriz/cantora venha, como sempre sob um sotaque carismático, alcançando uma sólida trajetória Brasil afora, especialmente depois que se tornou emblemática sua personificação de Elis Regina nos palcos.
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Músicas Que Fiz Em Seu Nome. Laila Garin / Tauã Delmiro / Dramaturgia. Gustavo Barchilon / Direção. Laila Garin / Performance. Março/2025. Van Brígido Fotografia. |
A trama dramatúrgica (Laila Garin e Tauã Delmiro) conecta comédia e melodrama, partindo de curioso relato sobre procedimentos estéticos com “plastificações” faciais (das correções dematológicas a cuidados capilares), de sua personagem titular - uma noiva (Laila Garin) - às vésperas de seu casório, para se transformar, custe o que custar, numa nova Leide Milene.
Isto tudo muito bem sugestionado por intermédio da vistosa indumentária
(Fabio Namatame) própria a uma cerimônia nupcial, na tipicidade dos seus
emblemas - da branqitude rendada do vestido longo extensiva ao véu, mais o indispensável
buquê de rosas vermelhas.
Surgindo, de repente, como uma noiva radiante e portentosa em sua alta
postura frontal, ampliada em seu figurino com sutil referencial de uma "babushka" russa gigante, preenchendo com
bela plasticidade o espaço cenográfico (Natália Lana) sob funcionais variações luminares (Maneco Quinderé) .
Onde a trilha sonora, com cerca de duas dezenas de canções, entremeando gêneros
populares diversos, vai do repertório romântico assumidamente, por vezes, de tons brega / sentimentais, a alguns clássicos da MPB e até incluindo uma versão em português
de Ne Me Quitte Pas. No primoroso tratamento musical de
Tony Lucchesi (piano e regência) e seu naipe afinado de instrumentistas (Léo
Bandeira na bateria, Thais Ferreira no cello, Jhony Maia, na guitarra e violão).
Para fazer esquecer as sofrências afetivas e as desilusões
existenciais enfocadas, aqui, com uma humorística ironia entre o riso e
as lamentações, há uma correspondência plena de instintiva espontaneidade, das
marcações direcionais (Gustavo Barchilon) às expressões faciais e o gestualismo
corporal de Laila Garin.
A atriz/cantora descortinando todos os contornos de sua personagem em irrepreensível e cativante representação vocal e textual, sob um
coesivo nível qualitativo performático para este seu primeiro experimento autoral,
sabendo como absorver plenamente a atenção do espectador.
Enquanto Gustavo Barchilon mostra, outra vez, seu pleno domínio da gramática cênica do
teatro musical, partindo agora de uma trama simples mas, que ele torna com
sua reconhecida maturidade no gênero, de explícito alcance sensorial palco/plateia,
com promissoras perspectivas na temporada 2025 ...
Músicas Que Fiz em Seu Nome está em cartaz no Teatro do
Copacabana Palace, em curta temporada, dias 11, 12, 19, 21, 25 e 27 de março; até os
dias 01 e 02 de abril, sempre às 19hs.
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