Pular para o conteúdo principal

Postagens

Recente

O CENSOR : SOB UM OLHAR ARMADO ALÉM DA IMAGEM

Em tempos de ameaça obscurantista da volta da censura, a versão brasileira da peça The Censor, de 1997, do dramaturgo escocês Anthony Neilson, recoloca em pauta os embates entre uma cineasta e um funcionário estatal cujo ofício é tornar inacessível a exibição de filme com conteúdo pornográfico.
Isto, evidentemente, dentro de um conceitual próprio de sexualidade e erotismo, do seu departamento público, tornando de absoluta subjetividade tanto as suas justificativas jurídico/morais quanto as razões estéticas dos mentores da proposta fílmica. Numa espécie de dialetação ideológica direcionada pela ambiguidade dos questionamentos e das respostas.
Num esforço coletivo em torno de uma concepção cênica, dividindo-se em unicidade tríptica as múltiplas funções da direção, produção e criação geral, há nesta montagem de O Censor o encontro teatral dos atores Alexandre Varella e Patrícia Niedermeier com o cineasta Cavi Borges.
Incluídos, aí, os ofícios da cenografia (com básicos elementos mobiliares…

Últimas postagens

À MARGEM : VISCERAL GESTUALISMO, INCISIVO DISCURSO ANTIDISCRIMINATÓRIO

O ATOR E O LOBO : ESPECULAR DRAMATURGIA ENTRE O EU E O OUTRO

CÁLCULO ILÓGICO : SENSORIAL DRAMATURGIA SOB COMPASSO ALGÉBRICO

NAVALHA NA CARNE : COM LAMINAR RECORTE DRAMATÚRGICO

BALÉ TEATRO GUAÍRA : 50 ANOS DE RESISTÊNCIA NA REINVENÇÃO DE UMA CIA. OFICIAL DE DANÇA

TEMPORADA PAULISTA / O FANTASMA DA ÓPERA : UM GÊNERO À BEIRA DO ABISMO

B-MARCHE – BALÉ DO TMRJ : EM TEMPOS NEBULOSOS, A BUSCA DA REDENÇÃO

RECITAL DA ONÇA : ENTRE RISOS E LIVROS, A FAVOR DA LITERATURA BRASILEIRA

OS DESAJUSTADOS : SOB FLASHES FOTOGRÁFICOS, O PRENÚNCIO DA QUEDA