![]() |
A Exceção e a Regra. Luiz Fernando Lobo/Direção. Maio/2023. Fotos/Thiago Gouveia/Nem Queiroz. |
“Diante da humanidade
que é desumanizadora, nunca diga que é natural, para que nada passe por
imutável”. Emblemático
pensar de Bertold Brecht que atua
como um ideário filosófico/politico para sua coletânea de peças didáticas da
década de 30 titulada como Lehrstücke.
Entre estas A Exceção
e a Regra, de 1937, estreada no ano seguinte, propositalmente em montagem na
Palestina, pelo imigrante alemão Alfred Wolf num desafio à ascenção nazista. Sob tradução hebraica e apresentada ao ar
livre num gramado coberto de areia sugestionando as dunas de um deserto.
Numa trama fabular que mostra um rico mercador envolvido com
a comercialização petrolífera, atravessando um vasto e arriscado deserto
auxiliado pelo trabalho de um guia e de um carregador. Ambos contratados na
função de Cule, em modus
capitalista de submissão visando apenas o produto final do lucro e sem qualquer
consideração pela vida destes que estão sob seu domínio servil.
Expressando o ódio da luta de classes, o preconceito racial e
a mais absoluta ausência em lato sensu do que é o justo e para que serve a (in)justiça
ancestral praticada pelos homens. Quando a balança oscila entre o mais forte e
o mais fraco e o despropósito do resultado final acaba ficando sempre com o detentor
do poder, o que é acintosamente declarado na cena conclusiva da peça - o
julgamento.
Este texto fundamental no sustento conceitual do teatro dialético
brechtiano tem mais uma de suas encenações brasileiras, desta vez através de
Luiz Fernando Lobo em projeto comemorativo dos 30 anos da Companhia
Ensaio Aberto em sua tradicional sede – o Armazém da Utopia na região portuária carioca.
![]() |
A Exceção e a Regra. Companhia Ensaio Aberto. Maio/2023. Fotos/Nem Queiroz/Thiago Gouveia. |
Reunindo um afinado e extenso elenco que se desdobra como
atores/cantores, onde a protagonização do Negociante
fica a cargo da convicta atuação de Leonardo Hinckel e Gilberto Miranda, ao
lado de Tuca Moraes, Luiza Moraes e Dani Areguy, na caracterização feminina do Cule. Além da súbita duplicidade do
diretor Luiz Fernando Lobo no epílogo, em surpreendente e luminosa atuação atoral
como Juiz.
Acompanhados ao vivo por um energizado trio musical (piano, percussão e lira), na execução de inventiva
trilha sonora autoral com um sotaque
orientalista (por Felipe Radicetti). Conectada à preciosa artesania na
reprodução indumentária (Beth Filipecki e Renaldo Machado) de trajes com a
tipicidade das caravanas do deserto.
Tudo preenchendo a plasticidade de uma ambientação
cenográfica à base dos instigantes dimensionamentos móveis na concepção de J.
C.Serroni, ressaltados nos eficazes efeitos luminares de Cesar de
Ramires. Sem deixar de destacar o acerto das preparações vocais, corporais e
aéreas, favorecendo as modulações estruturais de uma dramaturgia
dialética.
A integralização de uma vigorosa proposição de desempenho
performático, inspirada na linhagem de um teatro que possibilita o lúdico
ensinando por intermédio da reflexão e da tomada de posição, fica patente no comando direcional que Luiz Fernando Lobo imprime à montagem.
Com um perceptível referencial
da teoria do distanciamento brechtiano exposta em seus Escritos Sobre o Teatro :
“Não é apenas uma questão da arte
apresentar de forma agradável coisas a serem aprendidas. A contradição entre “aprender”
e “ter prazer” deve ser mantida em sua nitidez e com sua significativa importância”.
A prevalente postura frontal hierática e a firmeza da
tessitura vocal na fala dos atores ora em solilóquio recitativo ora no uníssono
de vozes corais instrumentaliza a interatividade didática palco/plateia,
ator/espectador.
Fazendo o que, aqui, se pretende - do ato de diversão um ato de reflexão. Num
corte laminar, no entremeio do riso burlesco e da compaixão que conduz à raiva
e à revolta, para que assim, afinal, diante do risco representado pela exceção “se reconheça
o abuso onde está a regra”...
Wagner Correa de Araújo
Encenação linda de um texto contundente. Fiquei maravilhada com a potência de Brecht. Parabéns aos atores da Companhia Ensaio Aberto e ao diretor Fernando Lobo. (Ana Cristina Lima)
ResponderExcluir