FOTOS/DANIEL MORAGAS DA COSTA |
No dicionário espanhol, un
hueco tem vários significados , mas sempre partindo de uma sensação de
vazio , de falta, de carência, que existe tanto em espaços físicos limitados
tais como orifícios, brechas, fissuras, ou, ainda, nas breves
vacuidades de momentos cotidianos .
Quando o dramaturgo argentino Juan Pablo Gómez idealizou sua
peça Esse Vazio ( Un Hueco) partiu
deste conceitual ao fazer um retrato da afetividade masculina à beira da ausência
pela perda , no funeral de um amigo inseparável.
Ampliando este pequeno mundo nas transmutações cronológicas
do tempo existencial, pelo olhar da amizade num ambiente provinciano dos
chamados clubes populares do interior ou dos subúrbios argentinos.
Mas, a partir deste microcosmo comportamental do povo platino, constrói um retrato sem
retoques do que é o pensar, o agir e os sonhos de um geração assombrada diante das
frustrações de um futuro sem perspectivas.
Onde as lembranças dos footings monótonos pelas calles, as bebedeiras ou as idas
semanais aos clubes esportivos ou de dança, para exibições atléticas e atos de
galanteria feminina, tornam opressiva a circularidade
das vidas destes amigos de infância.
Diante da súbita morte de um deles, o escape da adversidade
factual é pelo olvido, através das felizes memórias de tempos idos ou ainda
próximos. Assim, formalmente vestidos para um funeral, vão se decompondo deste
ritualismo em manifestações emocionais
de livre verbalização e ingênuo humor .
Que, aos poucos, revelam desafetos e sensações de culpa capazes
de conduzir a agressões físicas e lágrimas convulsivas, psicologicamente ampliadas
na exígua , fria e despojada ambientação de um vestiário masculino ao lado do
salão de festas do clube, onde acontece o velório de Matias.
A eficiente reconstituição cênica realista (Cláudio
Bittencourt), incluídos os figurinos solenes (Victor Guedes), é ampliada pelas
modulações focais do desenho de luz
(Tomás Ribas) . O que aproxima a ação da plateia, como se esta fosse parte do cerimonial fúnebre, observada do outro lado da porta
pelos três amigos /personagens.
Perdendo significativa parte da força interativa , pelo não uso de um vestiário real de clube(sugerido e utilizado nas montagens originais). Mas, aos poucos, na habitual pesquisa corporal e
interpretativa do firme comando cênico de Sergio Módena, alcançando a
ressonância pretendida.
Em que se destacam a rigidez fóbica e os complexos não assumidos de Hugo (Gustavo Falcão),a
transmutação psicológica entre sarcásticos meios tons de Max (Daniel Dias da Silva) e o domínio emotivo da
fisicalidade entre muletas de Lucas((Sávio Moll).
Tudo, enfim, com consistente
rendimento criativo, instaurando, na sua teatralidade de sutilezas e filigranas, a possibilidade de conhecer mais uma original
incursão da nova dramaturgia latino/americana.
ESSE VAZIO está em cartaz no Teatro Gláucio Gil, Copacabana, de sexta a segunda, às 20h. 60 minutos. Até 13 de Junho.
NOVA TEMPORADA: Teatro Serrador, Cinelândia, terças e quartas, às 19h30m.Até 27 de julho.
NOVA TEMPORADA: Teatro Serrador, Cinelândia, terças e quartas, às 19h30m.Até 27 de julho.
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