ENTRE CORVOS : CRIATIVIDADE DELIRANTE


FOTOS/ARTHUR VIANNA

Ninguém alguma vez escreveu ou pintou, esculpiu, modelou, construiu ou inventou senão para sair do inferno”.

De Antonin Artaud a Vincent Van Gogh, os expelidos do mundo, a  inspiração para  uma das mais simbológicas montagens teatrais da temporada – “Entre Corvos”, com dramaturgia conjunta de Marcelo  Aquino /Ary Coslov.

Recluso em manicômios ,quase uma trajetória existencial inteira, este  escritor,  poeta, ator e dramaturgo  francês notabilizou-se, nesta condição ímpar, por sua notável passagem pela criação artístico/literária  francesa da primeira metade do século XX.

Sua metafórica denominação do “Teatro da Crueldade” não remetia diretamente à violentação corporal mas a um impulso de delirante criatividade – “Uso a palavra crueldade no sentido gnóstico de trabalho e vida que devora as trevas”.

E , assim, partindo do eco contemporâneo do ensaio, de 1947,  O Suicidado da Sociedade, transcendendo os limites palco/plateia, o ator protagonista Marcelo Aquino,com exponencial direção teatral (Ary Coslov) e de movimento(Ana Vitória), concretiza uma singular criação teatral.

Aqui, vozes, gestos e atos estabelecem um visceral discurso ideológico contra as falácias psiquiátricas, as convenções sociais, o moralismo religioso , a impossibilidade de amar . Contra tudo e contra todos, pela liberdade da condição humana.

Numa minimalista concepção cenográfica e figurinos cotidianos ,que Ary Coslov acumula ao seu comando mor , é alcançada a pureza e a magia poética da representação,  mesmo na sua dissecação cruel das vísceras, do sangue e da alma .

O ultra sensitivo suporte musical ( Ary Coslov) faz um mix envolvente de Chopin, Debussy, Schoenberg, avançando até Bon Jovi ,Gus Viseur,João Gilberto e Nico Nicolaievski.

Onde o clima de fantasia é ,ainda, alcançado  pelo ambiental desenho das luzes (Aurélio de Simoni) e pela retomada da ideia original da mostra Artaud/Van GoghLe Suicidé de La Société, Musée D’Orsay (2014) ,na animação visual do quadro Campo de Trigo Com Corvos.

O incisivo e emotivo  gestual ( Ana Vitória),na sua investigativa exploração da fisicalidade,  encontra  um simbológico referencial no próprio Artaud – “Deixem que dance enfim a anatomia humana”.

A adição de textos literários de autores e épocas diversas, citações  imagéticas, em fotos e vídeos, culmina no espanto e no doloroso questionamento  do texto final. Catártico ao arrastar a uma imediata empatia coletiva .

E capaz de dar absoluta autoridade  carismática  à performance de Marcelo Aquino, numa mistura incendiária - personagem>espectador>Artaud - cada um representando a sua vida, em enigmático e provocante  elo :

Vocês  são eu e eu não sou vocês


ENTRE CORVOS está em cartaz no Espaço Sesc-Mezanino, Copacabana,de quinta a sábado,21h;domingo,20h. 70 minutos. Até 24 de abril.

NOVA TEMPORADA: Teatro Solar, Botafogo, segundas e terças, às 21h. Até 02 de agosto.

Nenhum comentário:

Recente

O ELIXIR DO AMOR : BELA MONTAGEM ABRE PROMISSORA TEMPORADA LÍRICA NO MUNICIPAL CARIOCA

O Elixir do Amor. Ópera/TMRJ. Menelick de Carvalho/Direção Concepcional. Abril/2024. Fotos/Daniel Ebendinger. Com o Elisir d‘A m ore , de ...